terça-feira, 14 de junho de 2011

Tudo sobre o Bulldog Inglês

Por ter desempenhado um papel fundamental na história da nação inglesa, hoje esta raça é um símbolo não oficial de orgulho para esta nação.

O bulldog Inglês é uma linha descendente de cães do tipo  Molosso, antigo grupo de cães de guerra. A raça de bulldog como a conhecemos hoje, nada tem a ver com os primeiros bulldogs, que eram usados pelos habitantes da nação como meio de defesa contra as invasões Romanas, para proteção dos portos contra saques piratas e também em rinhas, onde ele o bulldog era colocado em uma arena para lutar com outros cães, ursos e principalmente touros, daí seu nome: “Bull=Touro e Dog=Cachorro”.

Um legítimo bulldog inglês possui de 31 a 40cm de altura, seu peso natural pode variar de 18 a 28kg e sua expectativa de vida é de 10 anos. Mas existe uma linha semi-legítima de Mini Bulldog Inglês, que tem seu tamanho variado entre 20 e 30cm.

Apesar de já ter sido um cão usado para brigar e lutar, hoje ele é um cão de companhia extremamente dócil carinhoso. É um cão muito seguro para crianças e se relaciona bem com outros cães, é um dos únicos cães apropriados para apartamentos pelo fato de passar grande parte do dia descansando.

O Bulldog Inglês é extremamente popular na Inglaterra e nos EUA, sendo a raça mais comum entre os cinófilos (reprodutores de cães). André Marques, Adam Sandler e Pink são exemplos de celebridades que têm optaram pelo Bulldog inglês como companheiro, sem falar no Bulldog que é um sarro e é uma celebridade por si só: Tyson o bulldog skatista.

Bulldogs ingleses possuem certa vulnerabilidade em desenvolver assaduras e dermatites, assim como também problemas de joelhos e nas ancas. Não o exponha a muito calor, eles são sensíveis a temperaturas extremas. A raça possui um aparelho digestivo muito ativo, por isso é recomendável que seja submetido a algum exercício para evitar obesidade. 

Um exemplar de um Bulldog Inglês com pedigree pode variar entre R$ 1500 a R$ 3000. Seu alto valor vem da dificuldade que a raça tem em se reproduzir, que acontece frequentemente por inseminação artificial. Segundo algumas autoridades no assunto, o Bulldog Inglês só continua existindo com a ajuda do homem, uma vez que suas próprias características físicas impossibilitam sua reprodução sem interferência.

0 comments:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites